A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica
- Psicóloga Tatiane Arruda

- 4 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
A avaliação psicológica é uma parte dos exames necessários para quem irá realizar a cirurgia bariátrica. A avaliação é realizada no período pré-operatório por um psicólogo, que pode ser integrante da equipe multidisciplinar que acompanha a pessoa ou que pode ser contratado para realizar essa atividade.
A cirurgia bariátrica é recomendada para pessoas que atendem alguns critérios de saúde - disponíveis para consulta no site do Ministério da Saúde. Os critérios incluem índices de massa corporal (IMC), presença de comorbidades, indicadores de fase do desenvolvimento, resultados dos tratamentos anteriores, entre outros. Na avaliação médica para a indicação da cirurgia bariátrica, a saúde mental da pessoa também é levada em conta.
A avaliação psicológica antes do procedimento cirúrgico tem como objetivo identificar alguns aspectos que podem interferir tanto na tomada de decisão pelo procedimento, quanto nos seus resultados. Ela fornece informações sobre a saúde mental do paciente para o médico. A identificação de comprometimento cognitivo e intelectual, se possui quadro psiquiátrico ou demencial, uso ou abuso de substâncias impede a realização do procedimento cirúrgico.
É fundamental que a pessoa tenha a capacidade de compreender o que está envolvido nesse procedimento, os riscos e benefícios para a vida atual e para a vida futura. A cirurgia bariátrica é uma forma de tratamento para a obesidade e assim como em qualquer outro tratamento, o comportamento da pessoa fará a diferença para o sucesso ou não nos resultados. Infelizmente, a cirurgia pode ser vista como a solução definitiva, como um meio rápido de perder peso, que parece não exigir esforço da pessoa. Porém, os períodos pré e pós-operatório exigem um envolvimento imenso da pessoa, da família, dos amigos.
A avaliação psicológica pode ser entendida como uma ferramenta para compreender o seu comportamento, para identificar possíveis causas para a sua forma alterada de se relacionar com a alimentação. É claro que não podemos ignorar os fatores biológicos, o metabolismo de cada pessoa, que impacta também na questão do peso. Mas, sem dúvida, existem aspectos psicológicos muito importantes envolvidos nessa situação.
Dependendo dos resultados da avaliação psicológica, indica-se o acompanhamento psicoterápico que, associado à cirurgia bariátrica, contribui para se alcançar o resultado esperado e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida. A qualidade de vida é um ponto fundamental quando falamos em cirurgia bariátrica. Muito além dos resultados visíveis, que é a perda de peso, a sensação de bem-estar, de disposição, a autoestima, a retomada da vida social - muitas vezes interrompida - a retomada de atividades esportivas, enfim, vários benefícios para a vida da pessoa.
A possibilidade de realizar uma avaliação psicológica para compreender o seu próprio funcionamento é pensar na saúde de forma integral. Além dos cuidados com o corpo, com a saúde física, olhar para os comportamentos e para a saúde mental é fundamental, tanto no momento da tomada de decisão, quanto para o enfrentamento das suas consequências. Decidir pela cirurgia, optar por se expor a um procedimento cirúrgico exige um intenso processo de pensar e ponderar, e se dispor a enfrentar os cuidados necessários, para depois de um tempo, desfrutar do resultado esperado.





Comments