Como é feito um psicodiagnóstico
- Psicóloga Tatiane Arruda
- 19 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
O psicodiagnóstico é um processo científico de investigação para responder algumas perguntas sobre o funcionamento psicológico da pessoa. O objetivo é realizar uma compreensão e descrição de capacidades, dificuldades e alterações do funcionamento psicológico. A partir dos seus resultados é possível indicar, de forma mais assertiva, quais os recursos a pessoa dispõe para formular as recomendações terapêuticas.
Ao pensarmos o psicodiagnóstico como uma investigação científica, o uso de métodos e técnicas garante esse rigor, visto que são baseados nas teorias psicológicas e em pesquisas realizadas. O uso de testes nesse processo torna o processo mensurável, mas, o psicodiagnóstico não é somente a aplicação de testes.
Na solicitação do psicodiagnóstico para adultos a coleta de informações também é fundamental. É preciso compreender desde quando as dificuldades ou alterações são percebidas, se seus familiares percebem e se podem contribuir na coleta de dados sobre o desempenho acadêmico ou no trabalho e outras informações que favoreçam o entendimento do profissional. É sempre importante conversar com a pessoa sobre o envolvimento de familiares no processo de psicodiagnóstico. Existem situações em que a pessoa prefere não envolver outros e é preciso entender os motivos e buscar o melhor andamento do processo investigativo.
No psicodiagnóstico para crianças, solicitar cadernos de aula, pareceres da escola, realizar contato com professores são também importantes fontes para a coleta de informações. É válido entender como a criança se comporta na sala de aula durante as diferentes tarefas, como ela copia ou se copia os conteúdos, como organiza seus materiais, sua letra no caderno, sua relação com colegas e professores. Todos esses dados dizem muito sobre as potencialidades e as dificuldades, sobre o funcionamento da criança e do adolescente.
O processo de psicodiagnóstico pode ser realizado ao início da psicoterapia, tanto para crianças quanto adultos, conforme a forma de trabalho do profissional. Realizar essa avaliação inicial para compreender o funcionamento da pessoa que busca a psicoterapia é uma forma de identificar e estabelecer os objetivos e as indicações terapêuticas para aquela pessoa.
É importante ressaltar que o psicodiagnóstico não é a solução, ele é um caminho para que sejam estabelecidas as indicações terapêuticas, para que a pessoa se conheça melhor, para que familiares entendam a pessoa, para que a escola consiga atender da melhor forma o estudante. O psicodiagnóstico é para se compreender a pessoa e após a sua realização, os encaminhamentos são efetivados.
댓글