top of page

O que é reabilitação neuropsicológica

  • Foto do escritor: Psicóloga Tatiane Arruda
    Psicóloga Tatiane Arruda
  • 14 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

A reabilitação neuropsicológica, área interligada com a Neuropsicologia, tem o objetivo de realizar intervenções, buscando uma melhora, compensação ou adaptação às dificuldades e perdas cognitivas. Ela busca melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento das manifestações comportamentais e emocionais decorrentes da situação vivenciada, além de trabalhar os déficits cognitivos.


A reabilitação neuropsicológica é indicada para aquelas pessoas que apresentam quadros de perda de funções cognitivas decorrentes de traumas ou lesões, como acidentes de trânsito, quedas, AVCs, entre outros. Ou mesmo em situações em que não há lesão cerebral mas apenas um funcionamento abaixo do esperado, pode-se trabalhar para o desenvolvimento dessas funções cognitivas.


Em outras situações, pode-se trabalhar com a habilitação ou melhoria de funções cognitivas, quando não existem lesões, nas situações de funcionamento abaixo do esperado de funções.


O processo de reabilitação neuropsicológica é organizado levando em conta as necessidades de cada pessoa e a sua rotina de vida. Nas situações em que as sequelas serão permanentes, é difícil pensar que a pessoa irá retomar a sua rotina anterior, pois pode ser que isso não seja possível. A reabilitação neuropsicológica irá contribuir na definição de quais metas são possíveis de serem alcançadas, quais atividades podem ser retomadas e quais precisarão ser repensadas.


Se pensarmos num quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) numa pessoa que possui uma carreira profissional, pode ser que não seja possível retomar a mesma atividade. Por outro lado, não quer dizer que essa pessoa não poderá realizar nenhuma tarefa, provavelmente será necessário adequar a rotina ou buscar um novo caminho. Mas, com certeza, ela possui condições de realizar muitas coisas.


A reabilitação neuropsicológica não é uma garantia de recuperação dos déficits, mas, é um processo de busca de novos caminhos para tentar compensar as perdas. Nosso cérebro aprende a realizar as tarefas de determinada forma. Quando acontece uma lesão, por exemplo, é como se o caminho estivesse interrompido. Na reabilitação, o cérebro é estimulado a buscar uma nova forma de realizar uma tarefa ou o mais próximo possível dela.


Para que a reabilitação neuropsicológica se desenvolva e traga algum resultado para a pessoa, sua motivação é fundamental. A pessoa precisa estar engajada na realização das atividades propostas, o que perpassa pelo entendimento e aceitação da sua nova condição, seja ela permanente e que impeça de realizar algumas atividades ou que dificulte a realização.


A família também possui um papel importante durante a reabilitação. O apoio e incentivo da família favorecem o engajamento da pessoa durante seu tratamento. Pode ser que em quadros graves, com sequelas significativas, a família precise participar ativamente do processo, auxiliando na realização de exercícios, na organização ou reorganização do ambiente.


Buscar a reabilitação neuropsicológica é investir na saúde pessoal, mesmo em situações graves, quando parece que não existem possibilidades, sempre encontramos um caminho. O investimento na qualidade de vida sempre trará algum benefício, algum ganho. Para uma pessoa que precisa conviver com sequelas de alguma situação, que precisa se adaptar a uma nova vida, os avanços se tornam grandes vitórias.

Comentarios


Cadastre-se

(54) 99177.5993

©2019 by Psicóloga Tatiane Arruda. Proudly created with Wix.com

bottom of page